Manutenção da moto: 7 dicas incríveis

Publicado por Racing Rabbit em

Está em busca de dicas para ficar com a manutenção da moto em dia? Então, veio ao lugar certo! 

Neste conteúdo, vamos levantar alguns cuidados que o motociclista consciente deve ter, antes de encarar longas viagens sobre duas rodas.  Confira nossas dicas para manter a manutenção da sua moto em dia e descubra como essas medidas preventivas agregam muito mais ao seu tempo — e também ao seu orçamento! 

A importância das dicas para manter a manutenção da moto em dia 

Ter a moto sempre nas condições ideais de uso permite que você vá cada vez mais longe — e sempre longe de problemas. 

Sem falar que a manutenção periódica é menos custosa do que os consertos corretivos. Ao prevenir-se, você evita problemas maiores que podem acontecer caso a moto apresente algum tipo de problema. Então, acompanhe conosco nossas dicas! 

 dicas para manter a manutenção da moto em dia: 

1. Periodicidade

A manutenção básica faz parte das revisões periódicas que você tem que empreender na sua moto. Isso porque, dentro da frequência ideal, você consegue antever problemas e solucioná-los antes que se tornem algo maior. 

A recomendação é que, a cada 5 mil km* rodados, você leve-a ao mecânico de sua confiança ou até a garagem, para uma inspeção feita por você mesmo.

Mas, atenção: não é necessário esperar a quilometragem acima para checar os pneus e a transmissão. Faça isso com mais regularidade — especialmente, se você roda com a moto constantemente. 

*sempre verifique as recomendações do manual de sua moto

2. Óleo

A média para a verificação do óleo é a cada 1000 km ou a cada seis meses**. Vale observar esses parâmetros, porque o motor da moto costuma exigir mais desse tipo de fluído do que os carros, por exemplo. 

Como resultado, um descuido pode evoluir para um problema sério que vai deixar a moto na garagem, consertando, por um tempo maior. 

**sempre verifique as recomendações do manual de sua moto

3. Pneus

Os pneus devem ser olhados com atenção periodicamente. Isso inclui verificar: 

  • A calibragem; 
  • O desgaste de cada um deles; 
  • Se existem sinais de perfurações ou cortes.

Lembre-se que os pneus em ordem conferem muito mais segurança aos seus trajetos. Não descuide disso! 

4. TransmissãoRelação

Ponto de grande sensibilidade da moto, a corrente sem a devida lubrificação tem a sua vida útil reduzida por conta do atrito gerado.  

Lembre-se de consultar as especificações de sua moto no manual de manutenção ou com um profissional de sua confiança sobre a tenção ideal da corrente e regulagem do esticador. 

Caso a corrente fique frouxa ou esticada demais, pode haver o travamento da roda, causando um acidente. 

5. Fluidos de Freio 

É de grande importância a verificação dos fluidos de freios antes de qualquer viagem! Sempre verifique os níveis e a especificação correta indicados para a sua motocicleta. Um fluido inapropriado ou com nível baixo pode ocasionar na falta de freio ou perca do desempenho no momento da frenagem. 

6. Balanceamento das Rodas

Verificar o balanceamento das rodas é sempre um fator importante para quem anda de moto. O não balanceamento pode causar instabilidade e vibrações na motocicleta, assim como desgaste indevido dos pneus.

Se sua moto possui rodas raiadas, por exemplo, sempre verifique o estado dos raios, procurando uma possível danificação da raiação ou amassado nas rodas.  

7. Limpeza da moto

Por fim, uma importante, mas negligenciada inspiração, para quem procura por dicas para manter a manutenção da moto em dia, é a limpeza. 

Abaixo, algumas etapas simples do processo que ajudam a dar um brilho intenso a ela e evitam o acúmulo de resíduos nos componentes do veículo, como:  

  • Espere a moto esfriar antes de lavá-la, pois o motor, escapamento e outras partes delicadas, podem sofrer um choque térmico; 
  • Não direcione o jato d’água no filtro de ar e na parte interna do escapamento, assim como componentes elétricos; 
  • Evite o uso de produtos abrasivos e desengraxantes, como o querosene e solupam, para não criar manchas na pintura ou motor. 

Quer aproveitar outras dicas para manter a manutenção da moto em dia — além de indicações para manter seu estilo como motociclista? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades por lá! 


1 comentário

Flaviano Araujo · 5 de abril de 2019 às 05:07

Muito bom seu artigo parabéns pelas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.