MELHORE SUAS CURVAS!

Publicado por Racing Rabbit em

Dicas rápidas e efetivas para melhorar sua pilotagem em curvas!

  1. Olhe para onde você quer ir: Quando se trata de curvas, é fundamental olhar para o ponto onde você quer ir, e não para o chão. Isso ajudará a manter a motocicleta na trajetória correta. Para onde seus olhos “miram”, sua moto vai! Quantos acidentes em curva parecem totalmente sem sentido, onde o piloto simplesmente “passa reto” ou perde a tangência. Ou então, acidentes onde a moto vai direto de frente ao carro que vem no sentido contrário. Isso acontece pois o piloto não tem a técnica necessária, não se sente 100% seguro e principalmente, pois ele olha para onde fica com medo de bater. E justamente para onde ele olha, ele vai.
  2. Posição do corpo: A posição do corpo é essencial para uma curva bem-sucedida. Incline-se para o lado da curva, mantendo o seu peso no assento externo e seu olhar em direção ao ponto de saída da curva. Isso ajuda a transferir o peso da motocicleta para a roda externa e mantê-la estável. Novamente, olhe para a saída da curva. Seus olhos mandam!
  3. Controle de aceleração: Em uma curva, a velocidade é fundamental. É importante entrar na curva com uma velocidade segura e manter o controle da aceleração durante a curva. Use o acelerador de forma suave e controlada.
  4. Freio antes da curva: Reduza a velocidade antes de entrar na curva, aplicando o freio de forma suave. Não tente frear enquanto estiver na curva, isso pode causar perda de controle da motocicleta.
  5. Posição das mãos: Mantenha as mãos no guidão de forma relaxada e confortável, não aperte demais. Evite segurar com muita força, isso pode limitar a capacidade de manobrar a moto. Quando você coloca muita força, além de cansar, você coloca excesso de peso na frenta da moto, reduz sua capacidade de movimentação, trasmite vibração e pode te levar à quedas. Seus braços e mãos são “guias”. Eles precisam estar “leves e relaxados”.
  6. Joelhos no Chão:  Não se preocupe em “raspar” os joelhos no chão! Isso acontecerá naturalmente. Muitos pilotos forçam um posicionamento errado apenas para rasparem os joelhos no chão e “sairem bem na foto”. Esqueça isso! Além de sair feio na foto e todo mundo notar que você não sabe fazer curva, isso pode levar à uma queda. Com o tempo e prática naturalmente você ira aumentar o nível de inclinação e seus joelhos irão tocar o chão. Trabalhe na melhora do seu posicionamento, isso irá te ajudar muito a contornar as curvas da maneira correta.
  7. Treine: A prática leva à perfeição. Treine em curvas suaves e lentas primeiro, antes de se aventurar em curvas mais acentuadas e velozes. Aumente gradualmente a velocidade e a inclinação do corpo à medida que se sentir mais confortável
  8. Invista em um bom curso de pilotagem: Se seu hobby é pilotar e você realmente tem o desejo de melhorar, invista em um bom curso de pilotagem! Um bom curso de pilotagem irá ampliar significativamente suas técnicas, irá fazer com que você passe a conhecer melhor sua moto e possibilitará elevar seu nível e limite dentro de um ambiente seguro e controlado.

Lembre-se sempre de utilizar equipamentos de segurança adequados, como capacete, luvas, botas e jaqueta com proteção, além de manter a manutenção da sua motocicleta em dia. Com essas dicas, você poderá aprimorar suas técnicas de curvas e ter uma pilotagem mais segura e eficiente.

Confira nossa lista de equipamentos e entre em contato conosco para uma atendimento personaizado. Iremos te ajudar na escolha do equipamento certo para você!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.